Voz dos Estudantes Ganha Destaque com o Jornal Jacksomos



A EMEF Jackson de Figueiredo é um exemplo vibrante de como a Educomunicação transforma a escola em um espaço vivo de participação e protagonismo. No primeiro semestre de 2025, a equipe do Grêmio Estudantil "JACKSOMOS+" liderou a produção de uma edição especial do jornal Jacksomos, reunindo reportagens, entrevistas, poesias e ações coletivas que revelam o olhar sensível e crítico dos estudantes sobre a escola e a sociedade.


Entre os destaques, estão:

📌 A eleição democrática do Grêmio Estudantil, com 488 votos e uma gestão repleta de novas pastas, como Comunicação, Inclusão, Meio Ambiente e Gestão Democrática;

📌 Reportagens sobre as reformas na escola, que agora conta com laboratório, redário e sala de projetos;

📌 Entrevistas potentes com educadoras sobre a recente greve da rede municipal e os desafios da profissão docente;

📌 Um lindo mural coletivo chamado “Quem Cuida de Mim”, repleto de afeto e gratidão das crianças aos seus responsáveis;

📌 Expressões artísticas dos estudantes em forma de poesia, crônicas e até reflexões sobre a desigualdade social.

O jornal é mais que um produto midiático: é uma aula de cidadania, escuta e expressão. Parabéns à comunidade escolar da EMEF Jackson por fortalecer, com tanto cuidado e potência, a cultura do diálogo e da criação coletiva!

Que venham mais vozes, mais jornais e mais jovens transformando o mundo com suas palavras!

Prodduzido:  Grêmio Estudantil  Jackson Somos 


Comentários sobre o projeto editorial

Participante do Imprensa Jovem (Edson) 

Nossa, muito bom. Quanto tempo eles levaram para fazer? Vou tentar colocar essa ideia aqui para eles no retorno. Ficou excelente. Os meus são do 5 ano.. um pouco menores.

Professor Pepi Lemos - Orientador do Grêmio

Foram uns 3 meses e meio - demorou muito - por isso ficou extenso - plano é fazer edições menores e tentar publicar bimestral ou mensal - mas foi muito possivel pq o grupo se reune 3 vezes por semana e pega todas as series da escola, então contamina muito e estudantes de fora do projeto, acabam por colaborar


Comentários