De 2 a 5 de setembro, o Programa Imprensa Jovem participou do Digital Learning Week 2025, promovido pela UNESCO em Paris. O evento reuniu educadores, pesquisadores e gestores de todo o mundo para discutir um tema que está transformando a educação: “AI and the Future of Education: Disruptions, Dilemmas and Directions”.
Representando a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o professor e coordenador do Imprensa Jovem, Carlos Alberto Mendes de Lima, levou para a cena internacional a experiência de mais de 20 anos do programa, que hoje é referência em Educomunicação e alfabetização midiática.
No dia 4 de setembro, ele apresentou a palestra “Youth Press Media Literacy Educommunication for Student Empowerment”, mostrando como os estudantes da rede municipal se tornam protagonistas ao produzir notícias, entrevistas e reportagens que dão voz às suas comunidades. A apresentação foi destaque pela forma como conecta a prática da comunicação à educação e mostra o papel dos jovens no combate à desinformação.
Além da palestra, a missão também foi marcada pela participação em oficinas e debates sobre Inteligência Artificial (IA) na Educação. Foi possível compreender como diferentes países estão lidando com os desafios e oportunidades da IA em sala de aula — desde questões éticas até a inclusão digital. Outro ponto importante foi a integração do coordeanador e criador o Programa Imprensa Jovem ao Grupo Latino-Americano de IA na Educação, um espaço de troca e cooperação que fortalece o diálogo da América Latina no cenário global.
Por que essa participação é importante?
De acordo com Carlos Lima, a presença do Imprensa Jovem no Digital Learning Week amplia a visibilidade internacional da Rede Municipal de São Paulo e traz novos aprendizados que podem enriquecer o trabalho nas escolas. Entre os principais ganhos estão:
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Inovação pedagógica: pensar formas críticas de usar a IA nos processos educativos.
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Fortalecimento da Educomunicação: expandir práticas de alfabetização midiática e informacional.
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Conexão global: alinhar as ações locais às recomendações da UNESCO e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Um olhar para o futuro
A experiência mostrou que a Inteligência Artificial pode ser uma grande parceira da Educomunicação. Integrada ao Imprensa Jovem, ela pode apoiar desde a criação de pautas e roteiros até a edição de conteúdos multimídia, sempre com um olhar crítico e ético. O objetivo não é substituir o trabalho dos estudantes, mas potencializar sua autonomia e criatividade, tornando-os comunicadores ainda mais preparados para interpretar, produzir e transformar realidades.
O Digital Learning Week 2025 deixou claro: o futuro da educação passa pela tecnologia, mas principalmente pelo apoio a difusão da expressão comunicativa dos estudantes pela e com a comunicação. E é exatamente isso que o Imprensa Jovem vem fazendo há duas décadas.
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