Os estudantes da Imprensa Jovem da EMEF Edivaldo Dantas visitaram a EMEI Parque Bologne para entrevistar a professora Renata Moura, finalista do Prêmio Educador Nota 10 da rede municipal de São Paulo.
Durante a visita, a professora apresentou o projeto “Pra ver se me enxergo”, que promove o reconhecimento da identidade e do território das crianças por meio de atividades antirracistas e de valorização da cultura local. A iniciativa nasceu do desejo de transformar a forma como os alunos veem a si mesmos e o lugar onde vivem, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho.
Além disso, os estudantes acompanharam de perto algumas vivências do projeto, em que as crianças exploraram fotografias, autorretratos e livros com personagens negros e indígenas.
A professora também explicou como surgiu o projeto “Pra ver se me enxergo”, o qual se originou através da percepção pejorativa que muitas crianças tinham do
termo “favela” e buscou mudar essa visão. A partir de leituras, autorretratos e atividades baseadas nas leis da educação antirracista, as crianças passaram a reconhecer com orgulho suas origens e a beleza da comunidade onde vivem.
Por fim, conversamos sobre o reconhecimento de estar entre os finalistas do Prêmio Educador Nota 10 e a Renata destacou que considera essa conquista uma representação não apenas de sua escola, mas também de um povo resiliente, que continua inspirando mesmo nos lugares muitas vezes esquecidos.
Assista a entrevista
Tal experiência deixou nos jovens repórteres a certeza de que a educação, quando conecta identidade e afeto, é capaz de transformar vidas e fortalecer nossos territórios.
Equipe Imprensa Jovem EMEF Edivaldo dos Santos Dantas
@drecampolimpo

Comentários
Postar um comentário