Conferência EDUCOM SP e Mostra Tecnologias para Aprendizagem acontecerá no Anhembi


Com a participação de 2.000 educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, o evento discutirá processos de Educomunicação e as tecnologias na formação dos estudantes. 



CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Professores que atuam com Tecnologias para Aprendizagem nas Diretorias Regionais de Educação, Professores que têm aulas atribuídas nos Laboratórios de Informática Educativa (Professores Orientadores de Informática Educativa – POIEs), 01 Coordenador Pedagógico e 01 Professor por Unidade Escolar das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs (preferencialmente os que desenvolvem projetos de Educomunicação e Robótica) e CIEJAs (Professor do Itinerário Formativo de Informática)
INTERESSADOS DE OUTRAS REDES E ORGANIZAÇÕES
Encaminhe e-mail para carloslima@sme.prefeitura.sp.gov.br  informando nome(s), organização da qual faz parte, data(s) de interesse, motivo da participação. 

Conheça as propostas

A Conferência Educom SP - que também ocorrerá nesse encontro - pretende apresentar os resultados das iniciativas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo desenvolvidas a partir da Educomunicação, alinhado à Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), no contexto do Currículo da Cidade e na perspectiva que o #Estudantetemvoz, este será um espaço de formação com compartilhamento de trabalhos, palestras, socialização de conhecimentos, de saberes e de práticas desenvolvidas por escolas públicas municipais como o projeto Imprensa Jovem, reconhecido internacionalmente com o Prêmio de Aprendizagem Criativa concedido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela UNESCO como referência global em Alfabetização Midiática e Informacional (AMI). Em 2019, celebramos os 18 de anos de Educomunicação na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.



Os projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Educomunicação estão presentes em toda cidade e em todas as modalidades de ensino, com enfoque no protagonismo dos estudantes, na liberdade de expressão e no acesso democrático aos meios de comunicação. Para tanto, serão realizadas palestras, oficinas de diferentes linguagens midiáticas e rodas de conversa com diferentes convidados internos à RME-SP, bem como haverá a cobertura educomunicativa realizada pelas equipes de Imprensa Jovem de 30 escolas pertencentes à Rede.

Como inovação, o Núcleo de Educomunicação da SME-SP também terá um espaço chamado Media Lab (Laboratório de mídia) ODS, que receberá convidados externos à RME-SP e que exibirão projetos centrados nos e nas estudantes, com ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, desenvolvidos no âmbito do Currículo da Cidade. Como parte da programação deste espaço, também ocorrerá exibição de filmes do Cinema Negro Brasileiro, além da realização da trilha das mudanças climáticas e de produções em QRCode para cada ODS feitos por estudantes da rede municipal de ensino.


O 3º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem - Ação Promovendo a Reflexão tem como finalidade proporcionar aos educadores da Rede algumas vivências e experimentações. Nossa intenção é de potencializar o uso das tecnologias para aprendizagem de forma inovadora, ressignificando ações e conteúdos, práticas e espaços nas unidades escolares a partir do Currículo da Cidade – Tecnologias para Aprendizagem.



No Seminário, serão apresentadas palestras, realizadas pelos Assessores do Currículo e convidados, sobre os temas e eixos do Currículo. Teremos também oficinas que serão oferecidas para os Professores e Coordenadores Pedagógicos, com vários temas abordados no Currículo de TPA. Os oficineiros serão professores da Rede e equipes de DIPED das DREs. Serão realizadas Rodas de Conversas, espaços organizados para os professores trocarem experiências com demais colegas da Rede e também visitantes.

A Mostra de Tecnologias será interativa com Banners e o processo deve ser divulgado a partir de um registro, publicado na web e disponibilizado por QR-Code, que pode ser acessado durante a visita. Mostra com Apresentações dos Alunos será realizada no mesmo espaço dos Banners. Serão grupos de 4 alunos por mesa que farão a apresentação dos projetos e seus protótipos. Serão apresentados aproximadamente 52 projetos durante os dois dias de Mostra. Assim como na primeira edição, concomitantemente ao Seminário e à Mostra, ocorrerá a JAM de Robótica.

Uma maratona que ocorrerá durante dois dias onde estarão envolvidos alunos e Professores da Rede construindo estruturas robóticas a partir de um desafio comum a todos. No evento teremos o Hackaton, maratona de programação, onde reuniremos os alunos do Ensino Médio em um desafio de 2 dias que envolverá o uso dos Kits de Robótica disponibilizados e a prototipação de uma solução inovadora para problemas reais.


Comentários